Ciser é uma das três companhias mais inovadoras de Joinville

Maior fabricante de parafusos e porcas da América Latina, a Ciser conquista mais um reconhecimento por suas práticas voltadas a fomentar a inovação e a tecnologia. Na semana passada, a empresa comemorou o segundo lugar no Prêmio de Inovação de Joinville, iniciativa do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti), com apoio da prefeitura. O prêmio avaliou 44 trabalhos em seis categorias. A engenheira Karollyne Correia, do Núcleo de Inovação da Ciser, representou a companhia no evento.

“Ecofastener: um mesmo produto, um processo inovador e eco-friendly” foi o título do projeto classificado pela Ciser. Segundo Karollyne, o produto, disponível no mercado, é uma haste utilizada para a montagem de geradores que compõe a casa de máquinas de torres eólicas. “Esse importante componente dos aerogeradores transforma a energia cinética dos ventos em energia elétrica”, explica a engenheira. A sustentabilidade do produto não se restringe ao fato de ser utilizado em uma fonte de energia limpa, mas também no processo inovador – a utilização do aço microligado permitiu a eliminação do tratamento térmico que, além do alto consumo de energia e do passivo ambiental causado pelo óleo, gerava um problema de qualidade de empenamento nas hastes, necessitando de retrabalho peça a peça.

“A Ciser tem trabalhado continuamente voltada à inovação, um tema tão importante que é um dos pilares do nosso Planejamento Estratégico, com desdobramentos em todos os níveis, possibilitando nos manter competitivos frente a um mercado cada vez mais exigente e com necessidades de aplicações distintas. Dessa forma, buscamos criar valor aos nossos produtos, para que sejam percebidos no mercado, reforçando nossa liderança e nos incentivando a investir cada vez mais em inovação”, destaca Adelton José Rossetto, gerente de Engenharia, Manutenção e Qualidade e Inovação da Ciser.